Briefings e debrifings são horas extras?
A principio o Briefings consiste na participação em reuniões ocorridas antes da jornada de trabalho, e os debriefings reuniões após o expediente.
Criar um briefing: Quando uma empresa inicia um novo projeto, planeja ações do seu dia a dia ou até realiza a contratação de outras organizações.
Definir quais são os objetivos, expectativas e outras questões para a execução, essas informações estão colocadas no briefing.
Muita gente pode entender o briefing como um documento apenas, precisamos reconhecer todas as questões anteriores a esse processo e a formulação das respostas em si como um fator de organização e transformação da empresa.
Desta forma, briefing como um documento é uma ferramenta para que as empresas se guiem e facilitem o entendimento dos processos envolvidos na execução de um projeto.
Dentro desse documento, deve conter todas as informações essenciais para o devido direcionamento.
Esse documento é um resumo, geralmente formulado nos moldes de um relatório ou até de um questionário, no dia a dia das empresas.
O briefing nem sempre é um documento importante de ser realizado apenas guiando as orientações de cima para baixo como as equipes sendo guiadas por seus gestores. Esse mecanismo também pode ser utilizado de forma inversa.
Assim, podemos entender o processo de formulação e o próprio briefing como uma ferramenta de organização e comunicação interna, bem como com outros membros do mercado, como parceiros, fornecedores e clientes.
Entre as potencialidades do briefing como um mecanismo de comunicação está a capacidade de solução de problemas.
Com todas as informações essenciais para um processo definido em um único documento, tudo se torna mais claro e específico.
É possível compreender que o briefing é uma ferramenta cada vez mais importante para que projetos e processos das empresas alcancem o sucesso esperado.
Desde a organização, até a assertividade e o direcionamento guiam-se pelo briefing.
Quanto ao direitos trabalhistas, poderão ser pleiteadas horas extras em razão de realização de “briefings” e “debriefings” (reuniões antecessoras e posteriores aos turnos diários)
Para comprovar as horas extras, deverá o empregado apresentar provas testemunhas e se possível documentais, demonstrando quantas vezes por semana e também a quantidade de tempo destas horas que antecediam ou duravam após o expediente.
Geralmente, os colaboradores não registram essas reuniões em cartões de pontos, sendo, portanto, consideradas horas extras.
Empresas aéreas costumam realizar este tipo de procedimento com os empregados e colaboradores.
Profissionais de todas as áreas utilizam destas reuniões, para cumprir com protocolos da empresa, até mesmo profissionais da saúde, participam de reuniões, após expediente para definir cumprimento a protocolos sanitários.
Antes de tudo, concluímos que as empresas devem realizar esses procedimentos em todas as áreas, mas devem respeitar as horas. Caso não estejam dentro da jornada de trabalho, as empresas devem pagar aos colaboradores como horas extras.
Neste sentido, segue um artigo relacionado; https://belvismoraes.adv.br/blog/escritorio-de-advocacia-em-santo-andre-sp/
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