O que é a equoterapia?
A equoterapia se refere a uma terapia que se utiliza cavalos como um método terapêutico. Visando melhor desenvolvimento na área da saúde educação e equitação buscando melhorar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais dependem deste tratamento.
Índice
TogglePara quem a equoterapia é indicada?
Pessoas com deficiências físicas ou mentais são indicadas para este método de reabilitação. E também, aquelas que possuem necessidades especiais. Por causa de problemas neurológicos, ortopédicos, com sequelas decorrentes de acidente ou distúrbios de aprendizagem e de linguagem.
Qual o benefício da equoterapia?
Com a finalidade de exigir atividade do corpo inteiro, a equoterapia proporciona benefícios como o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A Síndrome de Down e a paralisia cerebral, quais são as obrigação de a operadora cobrir o tratamento multidisciplinar?
Pessoas Autistas, síndrome de down e com lesão cerebral devem ter cobertura de maneira ampla. Reafirmar a importância das terapias multidisciplinares para os portadores de transtorno global do desenvolvimento, e de favorecer, por conseguinte, o seu tratamento integral e ilimitado.
O que são os transtornos Globais do desenvolvimento?
Os transtornos globais de desenvolvimento estão relacionados a condição que se refere a diversos distúrbios. Envolvendo as dificuldades na comunicação e no comportamento social e motor.
O fato de a síndrome de Down e a paralisia cerebral não estarem enquadradas na CID-10 F84 (transtornos globais do desenvolvimento). Entretanto, não afasta a obrigação de a operadora cobrir o tratamento multidisciplinar e ilimitado. Prescrito ao beneficiário com essas condições que apresente quaisquer dos transtornos globais do desenvolvimento (é uma condição que se refere a diversos distúrbios envolvendo as dificuldades na comunicação e no comportamento social e motor)
Equoterapia é um método de reabilitação, reconhecida por lei?
Sobre a equoterapia, a ministra Nancy Andrighi ressaltou no julgamento ocorrido no Superior Tribunal de Justiça que o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional se manifestaram pelo reconhecimento do tratamento. Desse modo, o arsenal de métodos e técnicas direcionados ao programa de reabilitação de pessoas com necessidades especiais deve incorporar o método da equoterapia.
- Contudo, a Lei 13.830/2019, que reconheceu a equoterapia que utiliza cavalo como método de reabilitação. Em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência (artigo 1º, parágrafo 1º). Cuja prática está condicionada a parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.
Por causa da edição da Lei 13.830/2019, a operadora de saúde deve garantir atendimento mesmo sem disponibilidade da rede.
A ministra afirmou que a obrigação principal assumida pela operadora é a de disponibilizar, em sua rede credenciada, profissionais aptos a realizar o atendimento do beneficiário. Apenas na hipótese de não haver prestador credenciado é que ela tem o dever de garantir o atendimento com profissionais escolhidos pela família fora da rede, nos moldes do que estabelece a Resolução Normativa 566/2022.
Em suma, caso não haja profissionais capacitados em sua rede credenciada, para a prática de equoterapia e a fonoaudiologia pelo método Prompt (é literalmente um método prático para melhorar a fala) entretanto deverá custear os profissionais particulares diretamente ou por meio de reembolso, concluiu a relatora.