Estou velho e a velhice, como será? Como decidir o momento certo para se aposentar? Perguntas que quando somos jovens não costumamos fazer, pois ainda está longe, depois eu penso nisso, e muitas outras argumentações são dadas pelas pessoas.
Índice
ToggleA principio, sempre digo ao cliente que o planejamento é o conjunto de diversos fatores pessoais e financeiros. As vezes o que é bom para uma pessoa não é interessante para outra.
A saúde muitas vezes pesa na decisão sobre falar de aposentadoria.
Enfim, ter rendimento, posse e tranquilidade financeira está entre os tópicos mais observados pelas pessoas quando atingem 40 anos de idade.
Com a expectativa de vida crescendo na população, temos que pensar que benefício previdenciário nem sempre é sinônimo de parar de trabalhar.
Em nossa região, Santo André no estado de São Paulo, não temos muitas empresas como em décadas passadas, assim, as pessoas pensam em requerer seus benefícios previdenciários em virtude de desemprego. Daí vem a urgência e a falta de planejamento.
Devemos pensar em todos os momentos de nossas vidas que o que importa no fim dela é ser e estar feliz consigo mesmo. Claro que ter uma renda ajuda muito, mas para isso precisamos começar a pensar um pouco mais em quando vamos nos aposentar?
Procurar a orientação técnica desde cedo faz toda a diferença, entender quanto você vai pagar e depois quando vai receber. Muitas vezes os familiares precisam estar informados também, como é o caso de pessoas com deficiência que dependerão exclusivamente de um benefício.
O aplicativo do INSS nem sempre está correto, tome cuidado com a interpretação dadas pelo sistema.
No Brasil, existem vários tipos de aposentadoria, cada um destinado a diferentes situações e perfis de contribuintes. Abaixo, estão os principais tipos de aposentadoria disponíveis e o momento certo para se aposentar:
- Aposentadoria por Idade:
- Requisitos: É necessário ter a idade mínima exigida, que varia de acordo com o sexo e o ano de nascimento. Atualmente, para mulheres, a idade mínima é de 62 anos, e para homens, é de 65 anos.
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição:
- Requisitos: Exige um tempo mínimo de contribuição ao INSS. O tempo de contribuição pode variar dependendo da modalidade de aposentadoria e de quando o segurado começou a contribuir. Com a Reforma da Previdência de 2019, as regras foram alteradas, sendo necessário cumprir um tempo maior para obter o benefício integral.
- Aposentadoria por Invalidez:
- Requisitos: Destinada a segurados que, devido a uma doença ou acidente, se tornam permanentemente incapazes de trabalhar. É necessária a comprovação da incapacidade por meio de avaliação médica.
- Aposentadoria Especial:
- Requisitos: Destinada a segurados que trabalham em atividades expostas a agentes nocivos à saúde, como agentes químicos, físicos ou biológicos. O tempo de exposição determina a possibilidade de concessão deste benefício, que pode variar de 15, 20 ou 25 anos.
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor:
- Requisitos: Destinada aos professores que exercem atividades de magistério na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio. Pode ser concedida com tempo reduzido de contribuição.
- Aposentadoria Rural:
- Requisitos: Destinada a trabalhadores rurais que comprovem o exercício da atividade agrícola por um período específico. O tempo de contribuição é menor do que o exigido para outros tipos de aposentadoria.
- Aposentadoria por Pensão por Morte:
- Requisitos: Destinada aos dependentes do segurado que faleceu. Os beneficiários podem ser cônjuges, filhos menores de 21 anos (ou de qualquer idade em caso de invalidez), pais e irmãos que comprovem dependência econômica.
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição para Pessoa com Deficiência:
- Requisitos: Destinada a segurados com deficiência que comprovem o tempo de contribuição exigido, que pode ser reduzido dependendo do grau de deficiência.
- Aposentadoria Compulsória:
- Requisitos: Aplica-se a servidores públicos que atingem a idade máxima para permanência no serviço público, que varia de acordo com a legislação.
- Aposentadoria Voluntária por Idade ou Tempo de Contribuição (Servidores Públicos):
- Requisitos: Aplica-se aos servidores públicos federais que atingem a idade mínima ou o tempo de contribuição necessário para a concessão do benefício.
- Nesse sentido, separamos um artigo relacionado ao assunto; https://belvismoraes.adv.br/wp-admin/post.php?post=1974&action=edit
Lembrando que, com a Reforma da Previdência de 2019, houve mudanças significativas nas regras de aposentadoria. Portanto, é essencial consultar um profissional especializado em direito previdenciário para entender as regras vigentes e planejar o momento certo para se aposentar, pode contar com nossa equipe de advogados especialistas que estão prontos para oferecer a direção e a clareza que você precisa e merece receber.
Se o conteúdo foi importante para você, entre em contato através dos canais de atendimento.
Abraço! Até o próximo artigo.