Quais são os direitos que uma pessoa que tem Mal de Parkinson têm direito?
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 8046/17, que garante benefícios tributários e civis às pessoas com doença de Paget em estado avançado (osteíte deformante) ou doença de Mal de Parkinson.
Índice
ToggleO texto em análise na Câmara dos Deputados altera quatro leis para incluir essas pessoas entre os beneficiários e permite:
- Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Lei 8036/90;
- Passe livre interestadual (Lei 8899/94); e
- Isenção nos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI, Lei 8989/95) e sobre Operação Financeira (IOF, Lei 8383/91).
O relator, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), apresentou e aprovou a proposta na forma de substitutivo, em relação ao texto original do deputado Ricardo Izar (PP-SP) e à versão aprovada no ano passado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Conforme o relator, as versões anteriores referiam-se genericamente a “doenças crônico-degenerativas”, grupo grande de enfermidades de alta prevalência no Brasil e no mundo. “Estender todos os benefícios a parcela tão significativa da população poderia causar impactos financeiros e de gestão incalculáveis”, observou Hiran Gonçalves.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo; assim, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Nesse sentido, segue um artigo relacionado; https://belvismoraes.adv.br/blog/loas-a-mais-de-um-deficiente-na-mesma-familia/